Joelma e Meiryele

Joelma e Meiryele
Joelma e Meiryele

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MATRIZ DE REFERÊNCIA – SIMAVE/PROEB
MATEMÁTICA - 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA E SEUS DESCRITORES

I – ESPAÇO E FORMA
D1 - Identificar a localização/movimentação de pessoas e objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 - Identificar propriedades de figuras tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
D3 - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em aplicação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
D6 - Reconhecer ângulo, como: mudança de direção ou giro, área delimitada por duas semi-retas de mesma origem.
D7 - Identificar propriedades de figuras semelhantes, construídas com transformações (redução, ampliação, translação e rotação).
D8 - Utilizar propriedades dos polígonos regulares (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno).
D9 - Identificar e localizar pontos no plano cartesiano e suas coordenadas e vice-versa.
D10 -  Utilizar relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras.
D11  - Utilizar as propriedades e relações dos elementos do círculo e da circunferência.

II – GRANDEZAS E MEDIDAS
D12 - Resolver situações-problema envolvendo o cálculo do perímetro e da área de figuras planas.
D13 - Utilizar as noções de volume.
D14 - Utilizar as relações entre diferentes unidades de medida.

III – NÚMEROS E OPERAÇÕES – ALGEBRA E FUNÇÕES
D15 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D16 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D17 - Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D18 - Resolver situações-problema com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D19 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D20 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D21- Identificar frações equivalentes.
D22 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens”, como décimos, centésimos e milésimos.
D23- Resolver situações-problema com números racionais, envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação).
D24 - Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
D25- Resolver situações-problema que envolvam porcentagem.
D26- Resolver situações-problema que envolvam variação proporcional direta ou inversa entre grandezas.
D27- Resolver situações-problema que envolvam equação do 1º grau e do 2º grau.
D28- Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa uma situação-problema e representar geometricamente uma equação do 1º grau.
D29- Resolver situações-problema envolvendo sistemas de equação do 1º grau.
D30- Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.

IV – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D31- Interpretar e utilizar informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D32- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.

Um comentário: